Histórico
A Bolognesi Energia é originária de Porto Alegre, com sede em São Paulo e concentra sua atuação no setor de geração de energia elétrica em todo o Brasil.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
A Bolognesi Energia é um grupo privado nacional que atua em projetos e estudos do mercado energético e investe em geração de energia através das fontes hídrica, térmica e eólica em 8 estados brasileiros. Em 16 anos consolidou-se com um portfólio de 15 ativos operacionais, com capacidade instalada de 1.176 MW.
A Bolognesi Energia é originária de Porto Alegre, com sede em São Paulo e concentra sua atuação no setor de geração de energia elétrica, cuja regulamentação está subordinada à Agência Nacional de Energia (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Acompanhando seu crescimento, investe no aprimoramento de seu corpo técnico e sobretudo em análises mercadológicas, buscando identificar novas oportunidades de negócio em sua área de atuação. Ao longo desses anos, a Bolognesi se prepara qualitativamente e acumula experiências desenvolvendo e operando projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Usinas Termelétricas (UTEs) e Parques Eólicos. (EOLs).
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
A Bolognesi nasceu em 1973 e se consolidou como um Grupo com grandes realizações em diferentes áreas: geração de energia, obras públicas, concessões rodoviárias, parques, tratamento de água, construção civil pesada, equipamentos cirúrgicos etc.
2021
- Início da prospecção dos projetos para conversão das térmicas à gás.
2017
- Celebração de contrato para transferência da autorização e dos CCEARs da UTE Novo Tempo para a empresa Gás Natural Açu LTDA (Prumo Logística S.A.).
2016
- ANEEL aprova os projetos das PCHs Dos Gatos, Dos Morros, Vinte Tiros, Umbu, Bonasera e Mogno, totalizando 115 MW;
- Mudança da sede para a cidade de São Paulo.
2015
- Desenvolvimento dos projetos e licenciamento ambiental da UTE Rio Grande e UTE Novo Tempo.
2014
- Projetos UTEs a Gás Natural: UTE Rio Grande (1.238MW) e UTE Novo Tempo (1.238 MW) venderam energia no Leilão A-5 2014;
- Aquisição das UTEs Borborema (164 MW) e Maracanaú (162 MW);
- Capacidade Instalada do Grupo atinge 1,2 GW em operação.
2013
- Entrada em operação da UTE Pernambuco III, cujo R$ 300 milhões dos R$ 470 Milhões orçados para a obra foram financiados através da emissão de debêntures não-conversíveis;
- PCHs Quartel I, Quartel II e Quartel III vendem energia no Leilão A-5 2013.
2012
- Entrada em operação comercial da PCH São Paulo;
- Entrada em operação comercial da Termelétrica BEN Bioenergia;
- Início das obras da Termelétrica Pernambuco III;
- Aquisição da Multiner S/A, detentora de 3 projetos de geração de energia, somando 237,2 MW ao portfólio do Grupo.
2011
- Entrada em operação das PCHs Autódromo e Boa Fé;
- Entrada em operação da Termelétrica Palmeiras de Goiás;
- Início da construção da Termelétrica BEN Bioenergia;
- 2º aporte do FI FGTS, elevando a participação na Hidrotérmica para 37,56%.
2010
- Entrada em operação da PCHs Serrana e Criúva;
- Aquisição de quatro Termelétricas, totalizando 600 ;MW de capacidade instalada.
2009
- 1º Aporte do FI FGTS adquirindo 21,3% do Capital Social.
2008
- Entrada em operação das PCHs Vêneto e Da Ilha;
- Início da construção das PCHs Serrana e Criúva.
2007
- Portfólio das PCHs do Grupo atinge 600MW de capacidade instalada.
2006
- Início da construção das PCHs Vêneto e Da Ilha.
1999
- Fundação da Hidrotérmica S.A;
- Início da prospecção de projetos para aproveitamento hídrico.
NOSSOS NEGÓCIOS
TERMELÉTRICAS
As Usinas Termelétricas (UTEs) possuem tecnologia avançada que permitem localização próximo a zonas urbanas, de forma que não ofereçam riscos ambientais. As UTEs são consideradas estratégicas para a oferta de necessidade energética do país. Atualmente a Bolognesi possui 6 termelétricas, sendo termelétricas a óleo e uma termelétrica a partir de biomassa, totalizando 858 MW de capacidade instalada.
PCHs
PARQUES EÓLICOS
Os Parques Eólicos EOLs localizam-se onde se encontram os melhores regimes de vento do país, com média de velocidade anual que excede 8,5 metros por segundo. A oferta de energia renovável da Bolognesi possui capacidade instalada de 152 MW e previsão de oferta de energia correspondente ao consumo de aproximadamente 194 mil famílias, evitando a emissão de cerca de 120 mil toneladas de CO2 à atmosfera por ano