Veranópolis – RS ganha centro de geração de energia para cerca de 280 mil famílias

Novas instalações operarão a potência total de 166 Megawatts e oferecerão estrutura de apoio na formação de estudantes em energias renováveis

Veranópolis – Rio Grande do Sul – No dia 11 de abril, a cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, recebeu a inauguração do novo centro de operações para geração de energia da região. Mais moderno e tecnológico, o centro abre as portas com equipamentos, servidores e computadores de ponta, com a tarefa de operar sete PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) de um único local, garantindo atendimento a cerca de 280 mil famílias da região, considerando um consumo residencial médio de 250 kWh/mês. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Waldemar de Carli, às 17h30.

Além de trazer uma estrutura mais robusta e equipada, o novo centro, que será controlado pela Hidrotérmica, do Grupo Bolognesi Energia, traz não só otimização da geração de energia, mas também conforto e segurança para as equipes e colaboradores. Para Tobias Monteiro, diretor financeiro do Grupo Bolognesi Energia, “a proposta da mudança para que o centro fique dentro da cidade de Veranópolis é também eliminar a necessidade de deslocamentos até as PCHs, minimizando riscos de acidentes de trânsito e melhorando a qualidade de vida dos colaboradores, pois estarão mais perto de suas residências”.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas são controladas a partir do novo centro de operações da Hidrotérmica entregam energia para as subestações Nova Prata II, São Marcos e Guaporé, com potência instalada total de 166 Megawatts. Monteiro explica que a estrutura, oferece o controle da geração de energia de forma mais agrupada. “Essa melhoria traz ainda mais segurança e otimiza de forma inteligente a geração hidrelétrica da Hidrotérmica. Nossas equipes terão uma visão integrada das PCHs, facilitando o dia a dia da operação”, detalha.

PCH Palanquinho, Caxias do Sul – RS

Legado para Veranópolis

Após 15 anos do início de operação das primeiras usinas do Grupo Bolognesi Energia na região de Veranópolis, cidade que acolheu os trabalhadores da primeira obra da empresa, a Hidrotérmica busca gerar retorno à população local com suas novas instalações. O centro de operações, que hoje tem dezoito colaboradores, residentes da cidade, tem em seu espaço uma estrutura de apoio educacional para todos os interessados da região.

“Existe uma relação com a cidade a partir da história do Grupo e de nossos colaboradores, e queremos aproximar ainda mais a Bolognesi da população. A nova sede também visa inserir ainda mais a empresa em Veranópolis, oferecendo salas para treinamentos que servirão não apenas para capacitar as equipes de trabalho, mas também para receber escolas da cidade para visitação”, comenta Tobias.

O Grupo Bolognesi Energia projeta receber estudantes de todas as idades para que o centro seja um polo de conhecimento e auxílio ao município na formação dos jovens quanto à temas de energia renovável, meio ambiente, desenvolvimento de carreira e geração de energia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Usinas eólicas: como funcionam?

As usinas eólicas são uma fonte de energia renovável em constante expansão no país: a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) estima que até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada…

Leia mais